Praça San Martin
A área conhecida como Praça San Martín ou Retiro, é um dos vários lugares históricos da cidade de Buenos Aires. A praça fica no início da famosa Rua Florida (o calçadão mais famoso da cidade), e se encontra oficialmente dentro do bairro de Retiro.
O nome, Retiro, origina-se do Hermitage El Retiro, uma espécie de refúgio para escravos de princípios do século XVIII. San Martín é o nome do principal herói da Independência argentina: Dom José de San Martín.
O paisagista francês, Charles Thays, criador dos jardins de Palermo, projetou a parte superior da praça, na qual um monumento homenageia San Martín e contempla as ruas ao redor.
A opulenta arquitetura europeia deste bairro oferece à Praça San Martín um estilo distinto. Os fabulosos palácios construídos nas adjacências pertenciam, em sua grande maioria, às famílias aristocratas que ali se estabeleceram no final dos anos 1800, quando uma epidemia de febre amarela assolou Buenos Aires.
As mais lindas e importantes mansões que se alinham à Praça hoje em dia são: o Círculo Militar, que inclui um Museu de Armas; o Ministério de Assuntos Exteriores; a Comissão de Parques Nacionais, entre outros. Todas estas construções pertenceram às mais distintas famílias.
Adicionalmente, esta magnífica praça possui mais 350 árvores, das mais variadas espécies regionais que decoram a praça em concordância com o design de Thays. De setembro a novembro, a maioria delas floresce e seu delicioso e particular perfume encanta os transeuntes.
Esta deve ser uma das razões pelas quais os portenhos sempre escolhem Praça San Martín para passar seu tempo livre, além disso, a praça está estrategicamente situada perto do centro. Deste modo, um público bastante diversificado frequenta e desfruta essa atmosfera especial. Gente tomando sol, leitores, crianças, jogadores de futebol, estudantes e turistas, são frequentadores deste espaço. Não é incomum ver empresários sentados nos bancos da praça ou na grama, comendo um sanduíche ou simplesmente relaxando um pouco durante seu tempo livre.
Outra importante atração é oMarriot Plaza Hotel, o hotel mais famoso e chique de todos os antigos hotéis em Buenos Aires. Muitas estrelas de cinema, políticos e membros de famílias reais se hospedaram no Hotel Plaza de Buenos Aires. Além do Marriot, O edifício Kavanagh, que foi declarado o edifício mais lato da América Latina em 1940. Além do Marriot e do Kavanagh, a belíssima Basílica do Santíssimo Sacramento impõe um estilo bizantino em meio a edifícios de escritórios e elegantes apartamentos.
Cruzando a Avenida Libertador está a estação de trem Retiro, junto com a Torre dos Ingleses, um presente do Reino Unido, uma réplica do Big Bem, chamada de a Torre Monumental, depois da Guerra das Malvinas, oferece um panorama completamente diferente. Esta zona geralmente está repleta de ônibus e trens provenientes dos subúrbios, bem como de duas linhas de metrô que convergem ali.
Em frente à estação de Retiro, ao fundo da Praça San Martín, você pode apreciar o Monumento aos Caídos na Guerra das Malvinas. Este monumento homenageia mais de 700 vítimas da guerra no sul do oceano Atlântico em 1982.
Por último, a já citada Rua Florida, conhecida por ser uma rua somente para pedestres, oferece uma ótima seleção de lojas. Não importar o que você procurar, você vai encontrar na Rua florida. Galerias Pacífico é um shopping remodelado a partir dos escritórios de trens argentinos, é hoje um dos centros comerciais mais exclusivos de Buenos Aires.
Mapa da Praça San Martín/Retiro Buenos Aires
Explore outros bairros de Buenos Aires
QUANDO VOCÊ VIER A BUENOS AIRES, HÓSPEDE-SE NOS APARTAMENTOS DE BUENOS AIRES HABITAT
Buenos Aires Habitat oferece mais de 150 apartamentos de altíssima qualidade em Buenos Aires, com luxuosas instalações e facilidades para quem viaja a negócio ou por prazer.
Oferecemos uma coleção de luxuosos apartamentos para alugar no centro de Buenos Aires, seja para três dias ou para uma estadia mais longa na cidade, podemos ajuda-lo a encontrar o apartamento adequado.