Bairros de Buenos Aires
La Boca
San Telmo
Puerto Madero
Buenos Aires é uma cidade muito grande, com os subúrbios supera os dez milhões de habitantes. O Rio de la Plata e o Riachuelo são seus limites naturais ao este e ao sul.
A avenida de circunvalação General Paz, que rodeia a cidade de norte a oeste completa os limites da cidade. Esta avenida enlaça de um modo rápido a capital com a Grande Buenos Aires, uma faixa de alta concentração de habitantes e intensa atividade.
Os principais bairros que os turistas devem visitar são:
Recoleta: consagrado como o bairro mais luxuoso de Buenos Aires, conta com os melhores hotéis da cidade em suas largas avenidas, rodeados de elegantes lojas e restaurantes. Sem dúvida alguma é o bairro mais chique, a Recoleta apresenta um indiscutível estilo europeu. Três avenidas arborizadas que nos levam aos restaurantes mais freqüentados, cafés, lojas e galerias, muitos deles situados em ilustres prédios de estilo francês. O bairro está cheio de praças e parques, é o lugar escolhido por turistas e moradores para aproveitar o tempo livre e estar em contato com a natureza. Nos finais de semana, as ruas se encontram lotadas de artistas ambulantes, exibições de arte, feiras artesanais e eventos esportivos. Entre algumas das vantagens de escolher a Recoleta como lugar de alojamento se encontra a inigualável localização perto do centro da cidade, as atraentes vistas e os serviços que oferece mostrando o charme do bairro mais elegante da cidade.
Palermo: éo bairro mais espaçoso e natural da cidade, está subdividido em diferentes áreas muito particulares: Palermo Chico e Palermo Viejo, área que ao mesmo tempo reúne as zonas de Palermo Soho, Palermo Hollywood e Las Cañitas. Com uma área de quase 350 acres de parques, bosques e lagoas desenhadas pelo paisagista francês Charles Thays em 1874, Palermo é um pouco de tranqüilidade no meio da agitação da cidade. As famílias visitam Palermo nos finais de semana para fazer piqueniques, tomar sol, andar de bicicleta, patins ou caminhar. Neste bairro se encontra o Campo de Polo, onde se disputam os jogos mais importantes do mundo, e o Hipódromo que transformam o bairro no ponto neurálgico da atividade eqüestre.
Las Cañitas é considerada como uma das melhores e mais segura área de Buenos Aires, já que alberga uma base militar no seu interior. É a zona gastronômica de moda da cidade, com mais restaurantes que qualquer outro bairro de Buenos Aires. Durante um passeio pelas Cañitas você pode encontrar exclusivas lojas, artículos de couro, centros de saúde e beleza, galerias de vinhos e licores, e lojas de antiguidades. Existe também um centro comercial conhecido como “El solar de la Abadia”. Também em Las Cañitas se encontra o campo de polo onde se disputa o campeonato de polo da Argentina durante os meses de novembro e dezembro, considerado como a competição mais importante do mundo.
Puerto Madero: é um dos bairros mais novos da cidade e tornou-se um lugar de vanguarda em Buenos Aires. O projeto de Puerto Madero reciclou depósitos abandonados da antiga zona do porto, transformando os mesmos em chamativos apartamentos para moradia, restaurantes, oficinas e lofts situados à beira de elegantes canais. Os portenhos adoram aproveitar seus finais de semana passeando pelos docks, andando de bicicleta pelas amplias calçadas e perdendo o tempo nas cafeteiras a beira do rio com uma xícara de café e croissants. A zona atrai, ao meio dia, aos profissionais em busca de um lugar para almoçar ao sol, e ao público sofisticado pela noite. Ao longo de suas calçadas se encontram elegantes restaurantes que servem a excelente carne argentina e especialidades de peixe fresco, além do conhecido complexo de cinemas, o campus da Universidade Católica Argentina e o Museu de Arte.
San Telmo: O boêmio bairro de San Telmo é um dos mais antigos de Buenos Aires, sua área completa é considerada um Monumento Histórico Nacional. San Telmo conserva todos os rasgos legítimos da autentica Buenos Aires: as ruas empedradas, altas árvores e um estilo particular de lâmpadas que ainda estão em uso, brindando ao bairro uma atmosfera de recordações únicas. O principal ponto de encontro é a Plaza Dorrego, onde se encontra um mercado característico de segunda linha todos os finais de semana. Há lojas que oferecem peças de arte, antiguidades, móveis de séculos passados, artesanatos de prata de América, e todo tipo de lembranças. Em San Telmo podem se encontrar excelentes dançarinos de tango em espaços públicos, principalmente nos finais de semana. Há vários locais especializados em tango que rodeiam a zona com outros bares e restaurantes, alguns deles, presentes desde 1800 e ainda mantêm suas fachadas e decorações originais.
Plaza San Martin ou Retiro: A área conhecida como PLAZA SAN MARTIN ou RETIRO é um dos distritos históricos da cidade de Buenos Aires. Esta praça se encontra aos pés da Rua Florida, o calçadão mais importante da cidade. A extravagante arquitetura de estilo europeu que decora o bairro outorga à Plaza San Martin um estilo único. A maioria dos palácios edificados desta zona pertencem à aristocracia. As mansões mais importantes e soberbias albergam atualmente o Círculo Militar que integra o Museu de Armas, o Ministério de Assuntos Exteriores e o Prédio dos Parques Nacionais entre outros.
Centro: No DOWNTOWN de Buenos Aires você se deleitará passeando pela Rua Florida, rodeada de lojas de artigos de couro, roupa, discos e livros, assim como de restaurantes e do exclusivo centro comercial Galeria Pacífico. Também se encontra na Rua Florida o edifício Kavangh, que é o primeiro arranha-céus de Buenos Aires. O bairro também aloja o Teatro Colón, considerada uma das óperas mais importantes do mundo, e o Obelisco que é símbolo de Buenos Aires e o monumento mais famoso do país.
La Boca é onde se encontra o antigo porto, é um bairro fundado por imigrantes provenientes, em grande parte, da Itália e da Espanha. Ali nasceram as famosas boates e vivendas coletivas que albergavam transitoriamente aos recém chegados a Buenos Aires. Destacam-se suas casas típicas de zinco e madeira pintadas com sobras de tinta para barcos, daí surge a grande variedade de cores. Sua paisagem colorida e ter sido um dos cenários mais populares do tango, nossa música, brindam uma característica única do lugar e de particular melancolia.